domingo, 19 de agosto de 2012

Ace Frehley: 25 anos de “Frehley’s Comet”


Frehley’s Comet – Frehley’s Comet [1987]
Desde seus últimos anos de Kiss, o guitarrista Ace Frehley passou por inúmeros problemas pessoais, causados principalmente pelo abuso de substâncias ilícitas. Por conta disso, Paul Stanley e Gene Simmons não estavam nada felizes com sua estadia no grupo e o próprio Ace também estava querendo abandonar o barco porque a sonoridade da banda estava mudando. Dessa forma, Frehley pediu as contas (ou foi despedido, não se sabe até hoje) e em 1984 começou a formar o Frehley’s Comet, sua banda solo.
A formação inicial do Comet contava com o próprio Ace Frehley e Richie Scarlet nas guitarras e vocais, John Regan no baixo e Anton Fig na bateria. Mas Scarlet saiu porque demoraram demais para tomarem alguma decisão sobre um primeiro álbum, e o motivo de tanta demora se deu porque, até 1985, Ace receberia royalties dos lançamentos doKiss e Paul e Gene também ganhariam caso Ace lançasse algo – o Spaceman não queria dar dinheiro aos seus desafetos.
Scarlet deu lugar ao guitarrista, vocalista e tecladista Tod Howarth (ex-Cheap Trick) e, em 1986, assinaram com a Megaforce Records para o lançamento de dois discos. O fantástico Eddie Kramer ficou à cargo da produção do debut, auto-intitulado, que foi lançado há exatos 25 anos e teve boa aceitação com uma generosa 43ª posição nas paradas gerais da Billboard e um disco de ouro nos Estados Unidos. Além disso, a trupe de Frehley caiu na estrada com o Y&T, dividindo o “ato principal”, e com o emergente White Lion como banda de abertura.
Quem gostava das canções do Spaceman nos tempos de Kiss como “Shock Me”, “Two Sides Of The Coin” e “Hard Times”, além de seu álbum solo de 1978, irá amar o disco em questão. Apesar de ter um “quê” oitentista, a essência é totalmente clássica. Do início ao fim, a bolacha é regada pelas guitarras poderosas dignamente “kisseiras” – com uma alavanca Floyd Rose ali ou acolá mas nada que influencie demais – e ótimas vozes tanto de Ace Frehley quanto de Tod Howarth (este se mostrou um magnífico vocalista ao longo da execução), composições fantásticas, teclados de ambiência responsáveis pelo clima 80′s e cozinha pra lá de bem tocada, com menções honrosas às geniais linhas de bateria deAnton Fig.
A abertura com “Rock Soldiers” é um clássico e um tanto quanto icônica. A letra narra o acidente automobilístico que Ace sofreu em 1982 e tem um refrão digno de arena. “Breakout”, sobra do falho “(Music From) The Elder”, vem em seguida com ótimas linhas de bateria e solos de guitarra. “Into The Night”, que virou single, é um Hard Rock com clima meio soturno, mas muito atraente.
Logo após, “Something Moved” mostra a escolha certa feita pelo Spaceman ao contar com o co-frontman Tod Howarth – trata-se de um grande vocalista e compositor. “We Got You Rock” segue a linha de “Rock Soldiers”, apesar de não ter se tornado um clássico – é uma canção de arena, poderosa e energética. “Love Me Right”, um pouco mais melosa, não surpreende nem desanima. “Calling To You” tem mais uma atuação brilhante de Howarth nos vocais. Aliás, esse homem canta uma barbaridade.
“Dolls” é agradável, mas pode ser considerada a pior do disco. Não representa nem de longe a qualidade dos petardos antecitados. “Stranger In A Strange Land” é um belo Rock a-la Kiss, com riffs excelentes e mais um solo genial de Frehley, notavelmente inspirado por aqui. O fechamento ficou por conta da instrumental “Fractured Too”, sequência de “Fractured Mirror” que apareceu no primeiro disco solo do Spaceman, lançado simultaneamente com os solos de seus colegas de Kiss, de 1978.
Infelizmente a carreira solo de Ace Frehley não deu muito certo após o lançamento desse disco, pois o mesmo não soube se manter. Começaram os abusos e os desentendimentos com os integrantes da banda. Mas o cara nunca deixou de fazer música boa e, se o parâmetro é música boa, a estreia do Frehley’s Comet, de longe, representou um dos pontos mais altos de sua carreira.
Ace Frehley (vocal, guitarra, violão)
Tod Howarth (vocal, guitarra, violão, teclados)
John Regan (baixo)
Anton Fig (bateria, percussão)
Músicos adicionais:
Rob Sabino (teclados)
Tom Ayers (backing vocals)
Frank Simms (backing vocals)
David Spinner (backing vocals)
Monique Frehley, Lara Kramer e Chay Fig (backing vocals infantis em 8)
01. Rock Soldiers
02. Breakout
03. Into the Night
04. Something Moved
05. We Got Your Rock
06. Love Me Right
07. Calling To You
08. Dolls
09. Stranger In A Strange Land
10. Fractured Too

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Mutley Maniaco © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot